terça-feira, 31 de janeiro de 2012

HUMILDADE: UM PRINCÍPIO ESQUECIDO

HUMILDADE: UM PRINCÍPIO ESQUECIDO

E disse aos convidados uma parábola, reparando como escolhiam os primeiros assentos, dizendo-lhes: Quando por alguém fores convidado às bodas, não te assentes no primeiro lugar; não aconteça que esteja convidado outro mais digno do que tu; e, vindo o que te convidou a ti e a ele, te diga: Dá o lugar a este; e então, com vergonha, tenhas de tomar o derradeiro lugar. Mas, quando fores convidado, vai, e assenta-te no derradeiro lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, sobe mais para cima. Então terás honra diante dos que estiverem contigo à mesa. Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. (Lc. 14:7-11)

Além de uma grande lição de etiqueta, temos nestas palavras do Mestre um ensino profundo e salvador. A verdade era uma grande prova do amor de Cristo para aqueles que O cercavam, por mais que doesse e causasse desconforto social Ele não a omitia. Sua verdade tinha a intenção de libertar a todos do pecado. Imagine Jesus nesse jantar a contemplar tanta vaidade, arrogância e prepotência, tanto vazio. Seu coração devia estar apertado ao ver o pecado sendo praticado como se fosse a melhor coisa do mundo (inversão de valores). Ele tinha que agir, Ele tinha que falar, Ele tinha que brilhar e mostrar a verdade, pois Ele é a verdade.

Para Deus não há diferenciação de pecados, por mais que para a sociedade uns pareçam ser mais escabrosos que outros e por mais que de fato uns tenham conseqüências terrenas piores que outros, pecado é pecado, salvo a exceção da blasfêmia contra Espírito Santo (Mateus 12:31). Mesmo que não seja praticado no corpo, somente na alma, é pecado e conduz a morte. A grande lição daquela ocasião traria o remédio necessário para se exterminar do coração um pecado que distorce a consciência equilibrada de nosso verdadeiro valor: o orgulho. Talvez o primeiro dos pecados, criado pelo inventor do pecado, o arcanjo cujo nome era Lúcifer. Daí, quem sabe, está o porquê de tamanha indignação divina contra tal pecado especificamente. Como fala Ezequiel 21:26 – “Assim diz o Senhor DEUS: Tira o diadema, e remove a coroa; esta não será a mesma; exalta ao humilde, e humilha ao soberbo” –  é desejo do Senhor que nos despojemos de toda glória humana e confiemos Nele, pois dará a recompensa devida ao humilde e ao soberbo. E em todo caso é bom que estejamos entre os humildes.
                  
                   Jesus era a humildade em carne. O Filho Unigênito de Deus – Deus Filho – que se diminuiu para estar entre os pecadores. Abdicar da glória de reinar ao lado do Pai para tornar-se homem e morrer num madeiro foi o maior exemplo de humildade que poderíamos ter tido. Ele sem dúvida era a pessoa certa para dar aquela lição. No entanto, é bom conhecer um pouco mais sobre o que significa humildade para se entender a dimensão do exemplo de Jesus
A palavra “humildade” vem do Latim húmus que significa "filhos da terra". Desta palavra origina-se também “homem, humano e humanidade”. Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas, por entenderem não serem melhores que elas em essência, mas sim semelhantes. Além de húmus, provavelmente, a palavra “humildade” também esteja relacionada ao Grego homo, que tem o sentido de uniformidade e integridade, ou seja, todos os homens são semelhantes e unidos por algumas características em comum. Logo, humildade é a consciência de que não somos melhores que ninguém, mas de que também não somos piores que ninguém, assim admitimos não só nossa pequenez, mas também nossa dignidade diante das pessoas e do mundo, ou seja, todos são iguais em valor humano e diante de Deus. Assim fica claro que humildade não tem nada haver com pobreza, miséria e vida de humilhação.

Ser humilde jamais será empecilho para nos sentirmos honrados e dignos. Pelo contrário, quando somos humildes entendemos nosso lugar e quem somos, passamos a não depender mais das demais pessoas para nos sentirmos valorizados, porque sabemos do nosso valor em Deus, independentemente de nossas qualidade pessoais ou do nosso valor para os outros. Com isso talvez pareça que neste ponto Cristo esteja errado ao falar de “humilhação” no versículo de nº 11 do texto acima, mas Ele fala “aquele que a si mesmo se humilhar” e não “aquele que for humilhado”, ou “aquele que aceitar ser humilhado”, portanto, a ninguém é dado o direito de nos humilhar, a não ser a nós mesmos e não no sentido de nos expor a situações constrangedoras, mas sim no sentido de disciplinar nosso próprio “eu”, não lhe concedendo seus desejos vaidosos e egoístas. Vale ressaltar que devemos recusar sermos humilhados pelos outros com toda mansidão e sabedoria, sem humilhar ninguém, senão nos tornaremos como os nossos opressores e perseguidores.
A Bíblia e o cristianismo tratam da humildade como um princípio extremamente fundamental para o bom viver da fé. A começar por Gênesis 3:19 – No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás – onde observamos claramente o sentido da etmologia húmus “filhos da terra” e também em Eclesiastes 3:20 – Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó. Não só estes textos, mas muitos outros demonstram a igualdade essencial de todos os homens: todos nascem, todos vivem e todos haverão de morrer. Não há homem que escape disso, mesmo que alguns venham nascer em melhor condição que outros, ou venham viver incomparavelmente melhor que os outros será, principalmente, no momento da morte que a igualdade e a limitação humana se demonstrarão invariáveis. Quem poderá escolher até quando viver? Quem poderá escolher de que forma morrer? A morte faz com que o mais valente, o mais rico, o mais genial dos homens lembre-se que é um “filho da terra” e que para ela regressará. Contudo, podemos entender melhor porque Cristo valorizava a atitude humilde, pois a sua vida era o grande exemplo.
                Deus (Filho) não se fez homem em Cristo para aprender alguma coisa ou para conhecer melhor a nossa triste realidade humana, acreditar nisso é limitar a Sua onisciência. Ele conhecia todas as coisas, não era preciso que Ele aprendesse a ser humano, pois Ele criou todos os seres humanos e mesmo assim se esvaziou, se diminuiu escolhendo ter que aprender e em carne para que se tornasse o mais perfeito sacrifício para remissão de todos os pecados de uma só vez (Hebreus ). A Sua vida e a Sua vinda foram uma lição para nós e não para Ele. Tínhamos que vê-Lo caminhar, amar, sorrir, curar, libertar, brincar, etc. Ele veio não porque precisava, mas porque nós precisávamos. Sua humildade nos humilhou e pode quebrar toda a soberba de nossas vidas.  Sua morte o fez um “filho da terra” como nós. Ele não só se humilhou, isso não bastava, Ele foi humilhado, seu exemplo superou até o que Ele requer de nós. Ele não requer que aceitemos humilhação imposta por outros, mas Ele próprio aceitou essa humilhação para mostrar que “si humilhar” não é nada perto do que Ele fez por amor a nós – foi humilhado.
                Humildade não era coisa somente para a igreja primitiva que sofria enorme perseguição, era pobre e não tinha grande influência no mundo da época. Deus não matou esse princípio, não o exterminou. Humildade é característica dos verdadeiros adoradores, dos verdadeiros cristãos, dos imitadores de Cristo, daqueles que si humilham para alcançar misericórdia, perdão e graça; daqueles que vão além, como Cristo, e se preciso até sofrem e suportam humilhação pela causa do Mestre, mas que também serão exautados por Deus, senão nesta vida, mas concerteza na vindoura.
Hoje, como no jantar relatado pelo texto de Lucas, é comum vermos pessoas e até “homens de Deus” abdicarem da humildade considerando-a característica de “derrotados”, parece que o correto é mostrar a todos o quanto Deus esta nos fazendo vitoriosos e prósperos. Nem se quer encontra-se material evangélico falando de humildade, para escrever este texto numa busca virtual pude encontrar sites espíritas, católicos e alguns que acho que posso considerar “místicos”, menos evangélicos. Não é possível encontrar textos, artigos, livros de pastores, teólogos, apóstolos, pregadores sobre tal tema. Não se encontra “palavras proféticas sazonais” tipo: 2012 – O Ano da Humildade. Ninguém quer saber deste princípio, alguns preferem esquecer, outros distorcer, para ambos cabe lembrar de algo realmente profético: Provérbios 16:18 “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.”
Pr. Diego Belo

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

AGUARDE! 
EM JUNHO... ENCONTRO DAS ÁGUIAS
 

Tema: "DE TODO O MEU CORAÇÃO"

Deuteronômio 10.12:Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR requer de ti? Não é que temas o SENHOR, teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma, [...]”. 

Vivemos um tempo tão confuso! Se falarmos com sinceridade admitiremos que tem sido difícil discernir a voz de Deus em meio a tantas outras vozes nesse verdadeiro "mercado espiritual evangélico". As pessoas tem se perdido em meios a tantas promessas de vida melhor e de resultados rápidos através das mais inusitadas barganhas e simpatias “espirituais”.
Já não há inversão de valores, esse processo parece já estar completo, o que há é a afirmação dos novos valores que entraram em substituição aos anteriores. A fama, o sucesso e o reconhecimento humano têm sido postos como êxito ministerial. Os dons, tanto espirituais quanto ministeriais, e a unção que impressiona os olhos humanos tem sido postos como sendo sinal de uma vida cristã plena, bem como a vida próspera. Os sonhos dos jovens já não são marcar a sua geração como fizeram os mártires do passado e sim como fazem os artistas do meio gospel atual. Os modismos têm sido grandes atrativos para a aparente conquista de almas e o inchaço definitivamente substituiu o crescimento sadio e natural nas igrejas. Hoje igrejas não parecem ser mais famílias e sim empresas. 
Mas, o que realmente o Senhor tem desejado dessa geração? Não estará Ele satisfeito com as belas músicas? Com os pomposos e gigantescos templos? Com os programas de TV e rádio e até mesmo com as emissoras de comunicação pertencentes a algumas denominações? Com as posições de influência e destaque que alguns cristãos têm assumido? Estamos nos achando bem sucedidos e certos de que toda a nossa estrutura nos garantirá a vitória.
Na verdade, em meio a um suposto triunfalismo da igreja moderna, é preciso parar, olhar para os céus e perguntar: O que temos feito tem te agradado, Senhor? Imaginemos que o Senhor responda com outra pergunta: Tudo o que vocês tem feito para mim tem sido de todo o coração?
A verdade é que, assim como Israel no tempo do êxodo, se o coração da igreja como um todo estivesse no Senhor, com toda a capacidade que ela tem hoje, a grande comissão já estaria completa, uma onda de salvação invadiria o mundo, o Senhor nos mostraria a Sua face e chegaríamos à terra prometida.
Pr. Diego Belo

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

WARNING! FALSOS PROFETAS!

COMO IDENTIFICÁ-LOS!
Eles te "evangelizam", mesmo você já sendo cristão;
Eles te "convidam" para mudar de igreja, mesmo você estando muito bem na sua igreja;
Eles te fazem "propostas" ministeriais tentadoras, mas te chutarão no primeiro deslize;
Eles te "ensinam" lições pessoais, mas esquecem da Bíblia;
Eles se consideram os "únicos" que prestam, mais ninguém;
Eles somente tem "unção" e "conhecem" a Deus, mais ninguém;
Eles "usam" a igreja para se promover;
Eles dizem que você "pagará um preço" se não acreditar neles;
Eles "bajulam" políticos e empresários, liberando a estes o próprio púlpito;
Eles só falam em "construções grandiosas, carros e roupas caras";
Eles fazem questão de falar das "contas da igreja" em público;
Eles "excomungam" qualquer um que tentar os questionar;
Eles fazem muito "marketing" de qualquer pequena ação social;
Eles colocam as "próprias fotos ou da família" na fachada da igreja;
Eles fazem cultos com até "05 momentos de ofertas";
Eles "investem pesado" em envelopes e lembrancinhas místicas;
Eles "pescam" no aquário de outros pastores;
Eles "jamais" saem às ruas para evangelizar;
Eles "gostam mesmo" de programas de rádio e TV;
Eles “profetizam” a respeito de si mesmos;
Eles te falam de “bênçãos e milagres”, sem falar de salvação e arrependimento;
Eles evangelizam “empresários, políticos e ricos” pessoalmente;
Eles adimiram outros "falsos profetas"; 
ETC...
SE ENCONTRAR UM, AFASTE-SE.
SÓ JESUS É DIGNO!




Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Mateus 7:15